14 de jul de 2009

FANTASTICON 2009

Saudações!

Em duas semanas teremos em São Paulo o III Simpósio de Literatura Fantástica.
Tive a honra de estar presente no 1° Simpósio, ocasião em que conheci pessoalmente minha amiga e colega de editora Helena Gomes. Na segunda edição do evento não pude ir por motivos maiores.
Mas esta edição... eu não perco por nada.

Se você se interessou e teve a curiosidade atiçada, acalme-se, mais abaixo, trago a programação completa do evento que, admito está me atiçando a gastar uma grana e ficar um dia a mais na capital.

Mas vamos ao detalhes. O Fantasticon ocorrerá dias 25 e 26 de julho, na Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana, em São Paulo capital. O evento é organizado por Silvio Alexandre, um cara com que cruzei diversas vezes e acabei por não conversar muito. Uma pena.

A idéia do Fantasticon 2009 é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, trocar idéias, informações e se divertir.

A proposta é incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil. Para isso, o evento conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos (Do Paradigmas 3, que estou participando, inclusive.), sessões de autógrafos e muita confraternização!


Em outras palavras, pretendo encontrar pessoalmente mais da metade dos meus amigos-escritores-virtuais.
Alias, se algum de vocês for, avise aqui para combinarmos de nos encontrar lá.

Bem, chega de lenga-lenga. A programação está aqui em baixo. Só peço mais uma coisa: Divulguem! Eventos assim devem ser prestigiados para que cresçam e alimentem, ainda mais, o fantástico universo literário de nosso país.

Programação

SÁBADO - dia 25 de julho

11 às 13 horas

Palestra: "PERSONAGENS DE FANTASIA: ARQUÉTIPOS,HERÓIS E ANTI-HERÓIS"



Encontro do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, que se dedica a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.

11 às 13 horas

Oficina: "ENTRANDO NO MERCADO EDITORIAL - O QUE FAZER PARA PUBLICAR SEU LIVRO"


Para quem tem um projeto literário pronto e está buscando entrar no mercado; para quem está colocando seu projeto no papel; ou ainda para quem está com uma boa idéia e quer iniciar sua obra. O objetivo desta oficina é, através das experiências do editor e escritor Gianpaolo Celli, e da autora Cristina Lasaitis, não só mostrar um pouco do mercado, mas também dar dicas de como fazer para entrar nele, passando por aspectos que abrangem desde a criação da idéia, personagens, trama; até como apresentar o projeto terminado para editora, e o que fazer após a publicação, quando o livro já estiver nas prateleiras.

  • Cristina Lasaitis é escritora e biomédica pela Unifesp, onde atua como pesquisadora na área de Neurociências. É co-autora das coletâneas "Visões de São Paulo - Ensaios Urbanos" (Tarja), revista "Scarium" (Scarium Info), "FC do B" (Book House Boys), e "Paradigmas, volume 1" (Tarja); e autora do livro "Fábulas do Tempo e da Eternidade" (Tarja).

  • Gianpaolo Celli é escritor e editor, além de administrador de empresas. Tem se dedicado ao estudo de ocultismo, esoterismo e mitologia. É colunista do site de neopaganismo "Tribos de Gaia"; co-autor da coleção Necrópole: "Histórias de Vampiros" (2005), "Histórias de Fantasmas" (2007) e "Histórias de Bruxaria" (2008); das coletâneas "Visões de São Paulo - Ensaios Urbanos" (2006) e "Paradigmas, volume 3" (2009), e co-editor e co-autor dos livros "Histórias do Tarô" (2008) e "Steampunk" (2009).

13 às 13h30

Mostra de filmes: "OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO"


O Festival Curta Fantástico é um evento que exibe curtas-metragens nacionais, desde 2006, com a temática fantástica, ou seja, filmes de horror, ficção científica ou fantasia, A Fly Cow, produtora que realiza o festival, fez uma seleção com os melhores curtas fantásticos nacionais que foram apresentados na última edição, no ano passado em São Paulo. Teremos uma sessão no Sábado e outra no Domingo.


13h30 às 14 horas

Mostra de vídeos: "MOSTRA DE BOOK TRAILERS"



Com a popularização da internet, a literatura fantástica brasileira entrou na era digital. Driblando a falta de interesse e de divulgação na grande mídia, os escritores vêm utilizando novas formas de promover seu trabalho. A criação de vídeos vem se tornando cada vez mais popular e alcançando o objetivo principal, que é tornar conhecido o livro que anuncia. O CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e a OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) reuniram alguns desses vídeos numa pequena mostra.


14 às 15 horas

Mesa-redonda: "MITOS E DRAMAS DO VAMPIRO CONTEMPORÂNEO"



Imortalidade, sedução, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros, personagens fascinantes. Desde sua origem, a figura do vampiro passou por uma transformação completa e complexa. No dias de hoje, como este morto-vivo tomador de sangue é visto no seio da nossa atual cultura globalizada?

  • Giulia Moon é escritora e publicitária. Publicou três coletâneas de contos: "Luar de Vampiros" (Scortecci), "Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros" (Landy) e "A Dama-Morcega" (Landy). Participou da coletânea "Amor Vampiro" (Giz Editorial). Edita o fanzine FicZine e é co-editora da revista "Scarium Megazine". Está lançando o romance "Kaori – Perfume de Vampira" (Giz Editorial).
  • Judith Tonioli Arantes é tradutora e professora. Faz mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve sua dissertação pesquisando sobre o mito do vampiro contemporâneo, principalmente os personagens dos livros de Anne Rice e Stephenie Meyer.

  • Natasha dos Reis é fundadora e organizadora dos fãs clubes Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga "Crepúsculo") e Slyfriends (fã clube brasileiro da saga "Harry Potter"). Produtora de eventos e pesquisadora de Literatura Fantástica, principalmente de vampiros

  • Elídia "Lica" Zotelli é membro fundadora e líder do fã clube Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga "Crepúsculo"). Uma zootécnica que tem se dedicado ao estudo, pesquisa e divulgação da literatura de vampiros.

15 às 16h30

Bate-papo: "O MERCADO EDITORIAL DE LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL"


Saiba tudo por quem decide.Importante participação dos editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades do mundo editorial de hoje.

  • Adriano Fromer Piazzi, diretor editorial da Editora Aleph.

  • Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir.

  • Ednei Procópio, diretor editorial da Giz Editorial.

  • Richard Diegues, diretor editorial da Tarja Editorial

  • Rodrigo Coube, diretor editorial da Idea Editora

17 às 18h30

Bate-papo: "PRÁTICA DE ESCRITA DE LITERATURA FANTÁSTICA"


Autores veteranos da nova geração se encontram para a troca de experiências e conhecimentos sobre o mercado editorial e a prática da criação literária. Internet, cinema, teatro, poesia, conto, crônica e outros gêneros textuais, eles discutem Literatura Fantástica, num bate-papo cheio de idéias e dúvidas, começos e fins.

  • Nelson de Oliveira é escritor. Doutor em Letras pela USP, publicou mais de vinte livros, entre eles os romances "Subsolo Infinito" (Cia. das Letras) e "A Maldição do Macho" (Record – publicado também em Portugal); a coletânea de contos "O Filho do Crucificado (Ateliê – também lançado no México), e de ensaios "A Oficina do Escritor" (Ateliê). Organizou as antologias "Geração 90: Manuscritos de Computador" (Boitempo) e "Geração 90: Os Transgressores" (Boitempo), com os melhores prosadores brasileiros surgidos no final do século 20. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (1995), o da Fundação Cultural da Bahia (1996), duas vezes o da APCA (2001 e 2003) e o da Fundação Biblioteca Nacional (2007). Atualmente coordena, em várias instituições, oficinas de criação literária para escritores com obra ainda em formação.

  • Kizzy Ysatis é escritor. Estudioso da vida gótica e da cultura underground, é grande amante e conhecedor dos mitos de vampiro. Publicou o romance "Clube dos Imortais: a Nova Quimera dos Vampiros" (Novo Século), além de vários contos. Cursou Produção Editorial até o penúltimo ano. Em 2005, o "Clube dos Imortais" foi agraciado com o prêmio Rachel de Queiroz, da Academia Brasileira de Letras, e outorgado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

  • Ronaldo Bressane é escritor, jornalista e editor. Publicou a trilogia de contos "A Outra Comédia", formada por "Os Infernos Possíveis (Com-Arte/USP), "10 Presídios de Bolso" (Altana) e "Céu de Lúcifer" (Azougue); e o volume de poemas "O Impostor" (Ciência do Acidente). Ao lado de Joca Reiners Terron, Marcelino Freire e Nelson de Oliveira, co-editou a coleção "Risco: Ruído" (DBA). Além de colaborações em sites, revistas e suplementos literários, participou da revista "PS: SP" (Ateliê) e das antologias "Geração 90: Os Transgressores" (Boitempo), "Paixão por São Paulo" (Terceiro Nome), "Fábulas da Mercearia: Uma Antologia Bêbada" (Ciência do Acidente), "Sex’n’Bossa" (Mondadori) e "Lusofonia" (Nuova Frontiera).

  • Santiago Nazarian é escritor, tradutor e roteirista. Autor de cinco romances, entre eles "O Prédio, o Tédio e o Menino Cego" (Record), "Feriado de Mim Mesmo" (Planeta) e Mastigando Humanos (Nova Fronteira). Em 2003, recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel de literatura por seu romance de estréia, "Olívio" (Talento). Em 2007, foi um dos autores convidados para as comemorações do Hai Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro. Suas obras foram traduzidas para o espanhol e o italiano, em diversos países da Europa e da América Latina.

DOMINGO - dia 26 de julho

11 às 13 horas

Oficina: "COMO CRIAR PERSONAGENS"


André Vianco, o mais consagrado escritor da atualidade do gênero fantástico abre o jogo, dá dicas e informações sobre como construir e utilizar os personagens nas histórias. Uma oportunidade rara!

  • André Vianco é autor dos best sellers "Os Sete" e "Sétimo", que explora o universo sobrenatural (vampiros, lobisomens, anjos e batalhas entre o bem e o mal) elaborando um cenário surrealista, mas com elementos da realidade do dia-a-dia e histórias passadas no Brasil. É hoje o escritor brasileiro que mais conquista leitores de fantasia & horror e seus livros estão entre os mais vendidos na literatura fantástica brasileira.

11 às 12 horas

Bate-papo: "STEAMPUNK E OS NOVOS RUMOS DA FICÇÃO CIENTÍFICA"


Criativos, retrofuturistas no estilo e no comportamento. Esses são alguns dos conceitos do Steampunk, um gênero de ficção que explora um “mundo alternativo” movido a vapor ("steam"). Assim, temos uma fusão de “era vitoriana” com “futuro pós-apocaliptico” ou "punk" no sentido de transgredir o hoje e o passado. Algo com muitas engrenagens, com grandes zepelins voando pelos céus e seus respectivos piratas, um misto de roupas vitorianas com tecnologias que parecem do nosso tempo. Mais do que nunca, surgem novos e talentosos autores na atual Ficção Científica que expandem as barreiras do gênero. E os editores fazem a sua parte: buscam rótulos para categorizá-los. No meio de tantos rótulos e inovações, o que exatamente eles representam?

  • Fabio Fernandes é jornalista, tradutor e dramaturgo. Seus contos foram publicados no Brasil, Portugal, Romênia e Estados Unidos. Publicou a coletânea de contos "Interface com o Vampiro" (Writers) e "A Construção do Imaginário Cyber" (Anhembi Morumbi). É Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor pela mesma instituição. Foi curador do "Invisibilidades II" (2008), do Instituto Itaú Cultural, evento voltado para a Ficção Científica, e fará a curadoria da terceira edição, ainda em 2009.

  • Gianpaolo Celli, além administrador de empresas, é escritor e editor. Estudioso de ocultismo, esoterismo e mitologia. Tem matérias e aventuras-solo de fantasia na revista Dragão Brasil; é colunista do site de neopaganismo "Tribos de Gaia"; co-autor da coleção Necrópole: "Histórias de Vampiros" (2005), "Histórias de Fantasmas" (2007) e "Histórias de Bruxaria" (2008); das coletâneas "Visões de São Paulo - Ensaios Urbanos" (2006) e "Paradigmas, volume 3" (2009), e co-editor e co-autor dos livros "Histórias do Tarô" (2008) e "Steampunk" (2009).

  • Bruno Accioly é empresário da área de tecnologia, editor da revista de internet OutraCoisa.com.br, co-fundador do Conselho SteamPunk e responsável pela loja Rio de Janeiro. Crítico da forma como o homem se relaciona com a tecnologia, é estudioso de Filosofia e seu rebento mais bem sucedido, a Ciência. Especialista em Usabilidade - disciplina que lida com a interação homem/máquina - atua na área há mais de dez anos enquanto divide seu tempo como redator e ficcionista.

12 às 12h30

Mostra de filmes: "OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO"


O Festival Curta Fantástico é um evento que exibe curtas-metragens nacionais, desde 2006, com a temática fantástica, ou seja, filmes de horror, ficção científica ou fantasia, A Fly Cow, produtora que realiza o festival, fez uma seleção com os melhores curtas fantásticos nacionais que foram apresentados na última edição, no ano passado em São Paulo. Teremos uma sessão no Sábado e outra no Domingo.

12h30 às 13 horas

Mostra de vídeos: "MOSTRA DE BOOK TRAILERS"


Com a popularização da internet, a literatura fantástica brasileira entrou na era digital. Driblando a falta de interesse e de divulgação na grande mídia, os escritores vêm utilizando novas formas de promover seu trabalho. A criação de vídeos vem se tornando cada vez mais popular e alcançando o objetivo principal, que é tornar conhecido o livro que anuncia. O CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e a OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) reuniram alguns desses vídeos numa pequena mostra.

13 às 14h30

Mesa-redonda: "O FANTÁSTICO NA EDUCAÇÃO"


Uma discussão sobre a utilização da Literatura Fantástica como instrumento pedagógíco e sua utilização em sala de aula. Como promover a formação de novos leitores e utilizar a literatura e os elementos do universo fantástico como um recurso dentro da escola para melhorar o desempenho dos estudantes.

  • Flávia Muniz é escritora e pedagoga. Com vários prêmios e diversos livros adotados por escolas e instituições, têm mais de 3 milhões de livros vendidos. Entre eles "Os Noturnos", "Viajantes do Infinito" (Editora Moderna), "Brincadeira de Saci" (Editora Scipione), "O Tubo de Cola" (Editora Moderna) e "A Gatocleta do Miafino" (FTD).Trabalhou também na criação de produtos para crianças e jovens, como revistas de atividades, quadrinhos, enciclopédias, sites e jogos. Participou, ainda, de teatro infantil e escreveu para a TV Cultura.

  • Martha Argel é bióloga, com doutorado em Ecologia, e escritora de livros de literatura fantástica, crônicas e divulgação científica. Como escritora de literatura fantástica, publicou entre outros, o romance "Relações de Sangue" (Novo Século) e a coletânea "O Livro dos Contos Enfeitiçados" (Landy Editora). Participou de antologias, como "Amor Vampiro" (Giz Editorial) e "O Livro Vermelho dos Vampiros" (Devir). Seus lançamentos mais recente são "O Vampiro Antes de Drácula" (Aleph) e "O Vampiro da Mata Atlântica" (Idea Editora).

  • Rosana Rios é bacharel em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Foi roteirista de programas infantis para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras. É autora de Literatura Infantil e Juvenil desde 1988, e já publicou mais de 100 livros em 15 editoras. Recebeu vários prêmios literários, entre eles o Bienal Nestlé de Literatura, em 1990, o Cidade de Belo Horizonte, em 1991, além de selos "Altamente Recomendável", da FNLIJ (Fundação afiliada ao IBBY) em 1995 e 2005; e foi finalista do prêmio Jabuti 2008 na categoria Literatura Juvenil.

  • Janaina Azevedo tem formação acadêmica em Lingüística e Teoria Literária pela Universidade de São Paulo e em Ciências da Religião pela Faculdade Mosteiro de São Bento. É presidente da OPELF – Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica, e já comandou várias entidades de produção cultural. Pela Editora Vortex (antiga Tudoteca), trabalha como agente literária e publica obras de pesquisa histórica e literatura fantástica. É pioneira no uso da Literatura Fantástica em sala de aula.


15 às 16h30

Palestra: "A LITERATURA FANTÁSTICA NA AMÉRICA LATINA"



O Realismo Mágico é uma característica própria da literatura latino-americana da segunda metade do século XX que funde a realidade narrativa com elementos fantásticos e fabulosos, não tanto para reconciliá-los como para exagerar sua aparente discordância. Floresceu nos anos sessenta e setenta, enraizado nas discrepâncias surgidas entre cultura da tecnologia e cultura da superstição, e em um momento em que o auge das ditaduras políticas converteu a palavra numa ferramenta infinitamente apreciada e manipulável.

  • Ana Cecília Olmos é graduada em letras modernas pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, é professora de literatura hispano-americana da USP, especialista em literatura e cultura hispano-americana do século XX. É autora, entre outros, de "Intelectuales, instituciones, tradiciones" (Javier Lasarte [org.], Territorios Intelectuales. Pensamiento y cultura en América Latina, Caracas, La nave va, 2001) e de "Releituras de Borges. A revista Punto de Vista nos anos 80" (Jorge Schwartz [org.], Borges no Brasil, São Paulo, Edunesp.

  • Horácio Corral é produtor cultural. Foi livreiro e organizador de eventos na Livraria Cultura. Atualmente é um dos produtores da OPELF – Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica. É responsável pela loja virtual Beco Imaginário e a produtora de jogos Tudoteca. Entre as suas áreas de atuação encontram-se jogos e literatura fantástica, tendo uma especial atenção sobre a obra de Jorge Luis Borges e Alejandro Dolina. É estudioso de literatura hispano-americana e trabalha com difusão de leitura e produção independente, além de tradução.

17 às 18h30

Palestra: "AS HISTÓRIAS DESCONHECIDAS DE EDGAR ALLAN POE"



Narrativas científicas, misteriosas, permeadas de terror, horror, suspense, policialescas, Edgar Allan Poe carrega nas costas o título de criador de vários gêneros literários. Poe foi responsável não somente por influenciar alguns dos escritores decisivos das décadas seguintes, bem como por estabelecer com propriedade caminhos novos e férteis para a literatura ocidental do então século XIX. Recordando os 200 anos do seu nascImento, o escritor Bráulio Tavares está preparando uma antologia com contos pouco conhecidos de Poe. Nesta palestra, ele falará sobre essas histórias e de como Poe elevou o conto como gênero.

  • Bráulio Tavares é escritor, roteirista e compositor. Compilou a primeira bibliografia do gênero: o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional). Autor de "A Espinha Dorsal da Memória", "A Máquina Voadora" e "Anjo Exterminador" (todos pela Rocco). Organizou as antologias "Freud e o Estranho", "Contos Fantásticos no Labirinto de Borges" e "Páginas de Sombra"; (todos pela editora Casa da Palavra).

EXPOSIÇÕES

SÁBADO e DOMINGO

a partir das 11 horas

Painel comemorativo: "40 ANOS DO SYMPOSIUM DE FICÇÃO CIENTÍFICA"



O “Simpósio de FC” foi o primeiro “international meeting” (encontros internacionais de escritores profissionais), da história do gênero. O “Simpósio de fc” foi um evento integrante do II Festival Internacional do Filme, no Rio de Janeiro, em março de 1969, entre os dias 24 e 30.

Dos Estados Unidos, vieram Forrest J. Ackerman, Karen e Poul Anderson, Alfred Bester, Robert Bloch, Leigh Chapman, Roger Corman, Carol e Ed Emshwiller, Harlan Ellison, Philip José Farmer, Harry Harrison, Robert A. Heinlein, Damon Knight e Kate Wilhelm, George Pal, Frederik Pohl, Robert Sheckley e A. E. van Vogt.

Da Espanha veio Luis Gasga e da França vieram Jacques Baratier, Robert Benayoun, Michel Cae e Jacques Sadoul. Da Inglaterra, Brian W. Aldiss, J. G. Ballard, John Brunner, Val Guest e Rolf Rilla. Do Uruguai veio Marcial Souto.

E do Brasil estiveram presentes André Carneiro, Clóvis Garcia, Ruy Jungman, Álvaro Malheiros, Walter Martins e Jerônymo Monteiro.

Um outro inglês, Arthur C. Clarke, cujo filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, em parceria com o cineasta Stanley Kubrick, fora lançado no ano anterior e alcançado reconhecimento estrondoso, esteve presente para ser homenageado com o troféu “Monólito Negro”.


a partir das 11 horas

Exposição de esculturas: "VISÕES SECRETAS"



Caboclos coroados, golems feitos de algas, índios guerreiros com cocares vivos, criaturas híbridas de vegetal, animal e humano, parecem ter-se despregado da superfície bidimensional dos desenhos para invadir o mundo em três dimensões de onde os contemplamos.

O mundo de onde Cavani Rosas extrai seus personagens é um mundo fantasmagórico cujas leis parecem definidas em parte por essas escolas esotéricas, e em parte pela Física Quântica.

São criaturas que parecem personagens de William Blake invadindo-se de um desenho de Rugendas, ou seres lovecraftianos esvoaçando sobre uma paisagem de Frans Post.

Cavani Rosas sempre deu uma duplicidade perturbadora aos seres que engendra: o mágico ao lado do científico, o vislumbre onírico trazido à tona da mente com o rigor anatômico de quem já dissecou cadáveres por mero hobby. As criaturas podem ser inverossímeis, mas sua concretude física desafiaria as objeções de uma banca examinadora. O elemento fantástico emerge com todo vigor nas esculturas a que Cavani vem se dedicando nestes últimos anos.

  • Cavani Rosas é desenhista e escultor. Artista pernambucano, nascido no Recife, dedica-se basicamente à escultura e ao desenho em bico-de-pena.


LANÇAMENTOS DE LIVROS

"Alma e Sangue", de Nazarethe Fonseca (Editora Aleph)

"Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica", de César Silva e Marcello Simão Branco (Tarja)

"O Arqueiro e a Feiticeira", de Helena Gomes (Idea Editora)

"Os Guardiões do Tempo", de Nelson Magrini (Giz Editorial)

"O Livro Vermelho dos Vampiros", de Luiz Roberto Guedes (org.) (Devir)

"Paradigmas 3", Richard Diegues (org.) (Tarja)

"O Prédio, o Tédio e o Menino Cego", de Santiago Nazarian (Record)

"O Povo da Névoa", de H. R. Haggard (Edições GRD)

"Steampunk - Histórias de um Passado Extraordinário", de Gianpaolo Celli (org.) (Tarja)

"Trilogia Padrões de Contato", de Jorge Luiz Calife (Devir)

"Ubik", de Philip K. Dick (Editora Aleph)

"O Vampiro da Mata Atlântica", de Martha Argel (Idea Editora)

ENCONTRO COM OS AUTORES

SÁBADO

às 13 horas

· autógrafos com Helena Gomes

· autógrafos com Cristina Lasaitis

· autógrafos com Gianpaolo Celli

às 14 horas

autógrafos com César Silva e Marcello Simão Branco

às 15 horas

· autógrafos com Giulia Moon

às 16h30

· autógrafos com Nelson Magrini

· autógrafos com Richard Diegues

· autógrafos com Ludimila Hashimoto

· autógrafos com Camila Fernandes

· autógrafos com Hugo Vera

às 18h30

· autógrafos com Nelson de Oliveira

· autógrafos com Kizzy Ysatis

· autógrafos com Ronaldo Bressane

· autógrafos com Santiago Nazarian

· autógrafos com Martha Argel

DOMINGO

às 12 horas

· autógrafos com Fabio Fernandes

· autógrafos com Gianpaolo Celli

· autógrafos com Antonio Luiz Costa

· autógrafos com Alexandre Lancaster

· autógrafos com Roberto Causo

· autógrafos com Claudio Villa

· autógrafos com Fabio Fernandes

às 13 horas

· autógrafos com André Vianco

às 14h30

· autógrafos com Fávia Muniz

· autógrafos com Martha Argel

· autógrafos com Rosana Rios

às 18h30

· autógrafos com BráulioTavares

TV CRONÓPIOS: FANTASTICON 2009 AO VIVO

Neste ano, teremos a cobertura jornalística da TV Cronópios ( www.tvcronopios.com.br ), que transmitirá ao vivo toda a programação do Fantasticon 2009. A TV Cronópios é um canal online de literatura e arte que transmite entrevistas com escritores em eventos, coberturas de lançamentos literários e reportagens gravadas no local de trabalho ou na casa de escritores. Criado em 2005, o portal Cronópios ( www.cronopios.com.br ) é um projeto com o intuito de mapear e fomentar a literatura contemporânea brasileira, em todas as regiões do país. Tem 40 colunistas fixos, que são escritores premiados de várias gerações literárias, e de diversas regiões do país, assim como de outros países: Espanha, México, Uruguai, Argentina e Angola. O site movimenta hoje cerca de 1 milhão e 300 mil de PageViews ao mês.

Mostra de filmes:

"OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO"

SÁBADO e DOMINGO

BICHO - (Melhor Filme de Fantasia) - Dir. Vitor Brandt - 13 min. Fantasia


Garoto de 9 anos, tímido e solitário, tem uma fascinação por animais. Sua mãe odeia bichos e sempre se livra deles. Ao encontrar um bicho diferente dessa vez, a história do garoto não irá terminar da mesma maneira.

O DIABO DA GUARITA (Menção Honrosa) - Dir. João Tenório - 18 min. Horror


Um homem dentro de uma guarita é assombrado. Baseado em fatos reais.

O ANDAR SUPERIOR (Menção Honrosa)


Dir. Leo Ribeiro - 06 min. Fantasia


Teotônio Flanela, um simples contador, vive situações inusitadas para conseguir embarcar para o descanso eterno.

O POVO ATRÁS D MURO (Menção Honrosa) - Dir. Marconi Loures - 08 min. Fantasia


Um povo descobre não serem os únicos habitantes em um pequeno planeta.

O GRITADOR (Prêmio Estímulo) - Dir. Ulisses Costa e Carlos Porto - 15 min. Horror


Três rapazes da cidade grande acampam nos cânions dos Campos de Cima da Serra (RS). Encontram dois misteriosos guias e ficam conhecendo a lenda de um homem cruel que foi condenado a vaguear pelo mundo como uma alma penada – o temível Gritador.

MEU CARRO, O MEU CARRO (Melhor Filme pelo Júri Popular) - Dir. Guilherme Nasraui - 08 min. Fantasia


Ao pegar se velho carro para um encontro profissional, homem encontra baú mágico e tem a oportunidade de pedir qualquer coisa. É hora de colocar à prova sua inteligência.

VOLTAGE (Melhor Filme de Ficção Científica) - Dir. Willian Paiva e Filipe Lyra - 04 min. Ficção Científica


Um homem dentro de uma guarita é assombrado. Baseado em fatos reais.

Em Voltage, robôs meio-humanos e meio-sintetizadores movidos por doses cavalares de energia se conectam num transe elétrico e caótico.

VADATA (Melhor Filme de Horror) - Dir. Manuel Lebelt - 10 min. Horror


Dentro de um envelope com remetente desconhecido. uma única peça de um quebra-cabeça. Outros envelopes chegam com mais peças e algo se torna real além da soma das partes.

ROCK ROCKET DOIDÃO (Melhor Maquiagem) - Dir. Kapel Furman - 05 min. Horror


Um bar se tornará palco para uma seqüência sangrenta alucinante, apresentando o rock’n’roll da forma mais visceral possível.

A VOLTA DO CANDANGO (Melhor Criatura) - Dir. Filipe Gontijo e Eric Aben-Atharo - 06 min. Fantasia


Os operários (candangos) que construiram Brasília trabalhavam mais de 16 horas por dia. Muitos morriam no canteiro de obras. Agora um desses operários volta dos mortos para ver como ficou a cidade que ajudou a construir.

O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO (Melhor Efeito) - Dir. Carlos Canela - 15 min. Ficção Científica


Em uma sociedade no tempo, um homem muda de cabeça e descobre que só a verdade não o libertará.

O ASSASSINATO DA MULHER METAL (segundo mais votado pelo público) - Dir. Joel Caetano - 18 min. Ficção Científica


Antigos heróis se juntam para desvendar o assassinato de uma ex-companheira, durante a investigação descobrem algo maior acontecendo.

Endereço: Rua Sena Madureira, 298


Vila Mariana - 04021-050 São Paulo, SP


Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389

ENTRADA FRANCA

1) Não é necessário se inscrever antecipadamente.


As senhas, para todas as atividades,


serão distribuídas com 1h de antecedência,


obedecendo à capacidade de lotação:


101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person e


40 lugares no Espaço Temático de Literatura Fantástica.

2) As exposições estarão no andar térreo da biblioteca durante todo o evento.

COMO CHEGAR DE METRÔ NA BIBLIOTECA VIRIATO CORREA:

é só tomar o Metrô (Linha Azul) no sentido Jabaquara, e descer na estação Vila Mariana, na saída ao lado do colégio Madre Cabrini. Seguindo-se a rua Madre Cabrini por dois quarteirões, chega-se à Av. Sena Madureira, bem no quarteirao da Biblioteca.





2 comentários:

Giovanna Cóppola disse...

Leandro, vi o link para o seu blog em uma comunidade no Orkut e vim dar uma olhada, tem muita coisa bacana aqui, e esse Simpósio parece ser bem interessante. Vou adicioná-lo aos favoritos e visitá-lo mais vezes. Beijos

LICÍNIO SOUZA disse...

parabens,
mto informativo!