3 de jun. de 2010

Resenha: O Vampiro da Mata Atlântica

Resenha: O Vampiro da Mata Atlântica



            “É muito bom!”, esta era a afirmação que faziam para mim, cada vez que devolviam este livro do empréstimo. Minha esposa, sogra, cunhados, todos leitores assíduos, devolviam o livro com um sorriso no rosto que indicava aquilo que todo o escritor deseja: Missão Cumprida!
            Pois bem galera, preciso dizer: “É muito bom!”.
            Esta obra é cativante do começo ao fim. A história possui uma medida certa, com suas 164 páginas, mantendo um ritmo capaz de prender leitores, de infantos à idosos, a uma aventura original e divertida.
            O livro possui basicamente três personagens.
A dupla de biólogos Xavier Damasceno e Júlio Levereaux, que são responsáveis por nos apresentar a vida em campo desta profissão. Os detalhes neste ponto são tão ricos, que nos transportam à mata atlântica e enchem nosso peito de vontade de fugir da civilização, nem que por um final de semana. Não é para menos, Martha é bióloga, mais precisamente uma ornitóloga: estudiosa de pássaros, e sua vivência profissional e paixão pela natureza fazem desta obra um depoimento sincero.
O terceiro personagem é o Chico Justo, o Vampiro da Mata Atlântica, que chuta para o espaço toda a repetição que os vampiros atuais tem trazido aos livros e cinemas. A autora recorre a velhas crenças sobre esta criatura mitológica e, tirando proveito disto, escreve uma das histórias de vampiro mais divertidas que já li. Entendam que não desmereço as outras. Sou fã de Entrevista com Vampiro e não abro mão. Mas esta história almeja outros patamares e, com seu próprio estilo, a autora ganhou seu espaço na minha prateleira de livros permanentes.
Para os professores, fica a dica deste livro. Didático quanto à questões ambientais, com história e tamanho perfeitos para o publico infanto-juvenil, este é um livro que pode ser utilizado em sala de aula sem problema algum. E o livro ainda conta com um rico apêndice que descreve a mata atlântica, zonas de proteção e animais ameaçados de extinção, que são citados no livro.
Parabéns à colega de editora por nos presentear com este causo. É um excelente trabalho que indico com um sorriso no rosto.

Detalhes da obra  
Livro: O Vampiro da Mata Atlântica
Autora: Martha Argel (http://www.marthaargel.com.br/)
Editora: Idea Editora
Número de Páginas: 176
Preço Médio: R$ 37,00

Nenhum comentário: