13 de mai. de 2009

Escritores Virtuais

(Post importado. Data: 24/04/2008)
Saudações a todos,

Há alguns meses eu comecei a procurar e me associar a grupos de e-mail e comunidades do Orkut para aprender sobre o mercado literário. Existem muitas listas de discussão e infindáveis comunidades que falam, discutem e praticam o assunto, e foi neste último item que encontrei algo que não esperava.


Uma vez que a internet abre as portas para especialistas e amadores, jogando-os em seguida para uma sala apertada onde irão discutir seus assuntos de interesse, torna-se fácil adquirir e compartilhar conhecimento. É a maravilha desta ferramenta moderna chamada internet. Isto aplica-se a todos os assuntos, mas ganha um tom especial quando falamos de literatura. Afinal, a internet é uma ferramenta de escrita..


Voltando ao foco, uma vez que eu estava nestas listas e comunidades, encontrei a possibilidade de exercitar a escrita, com direito a críticas (amadoras e profissionais) que muito auxiliaram no desenvolvimento do estilo de escrita. Vários grupos e comunidades fazem “concursos” semanais, quinzenais e mensais, incentivando os internautas a escreverem. Em muitos deles o prêmio é o reconhecimento e aprendizado, em alguns pode-se até encontrar oportunidades de divulgação.


Um dos exercícios que mais gosto e, parece-me, ser um dos que faz mais sucesso, é o de Micro-Contos. Textos que não ultrapassam 500 caracteres, contando espaços. As regras sobre eles variam bastante, alguns pedem 50 palavras, outros somente 200 caracteres. Mas, no final resume-se a: Dizer o máximo com menos letras possível. (Escreverei mais detalhadamente sobre micro-contos em breve)


Outro grupo, bastante comum, é o de mini-contos, textos com aproximadamente 500 palavras, ou 3000 a 3500 caracteres. Um excelente exercício de redação, onde podemos compartilhar ideias e elaborar conceitos que não caberiam em um texto muito curto.
Por fim, se procurar bem, consegue-se ainda encontrar listas direcionadas para Contos. Algumas inclusive, utilizando sabiamente um conceito de pirâmide para avaliar contos disponibilizados nas listas. Como funciona? Você avalia três textos de autores que expuseram seus trabalhos ali e ganha o direito de expor um trabalho para avaliação. Uma iniciativa muito criativa que parece ter se espalhado por vários cantos da web.


Enfim, se você gosta de escrever (ou é maníaco-compulsivo em leitura) a internet é uma ferramenta que deve ser explorada, pois pode ser muito útil para aprendizado e exposição de trabalhos.

Existem inúmeras comunidades e listas, basta procurar no Yahoo ou no orkut.
Segue alguns exemplos de Comunidades, Listas e Sites:

Comunidades:
(Micro-contos) Concurso Micro-Conto
(Mini-Contos) O Escritor e sua Sinopse
(Contos) Anno Domini

Listas:
Sou Escritor
Fábrica dos Sonhos

Grande Abraço!

Leandro Reis

Nenhum comentário: