17 de mar. de 2010

Resenha: Crônicas do Mundo Emerso V.1

Saudações amigos leitores,

Quebrando o costume de resenhar somente autores brazucas, decidi trazer a vocês minha impressão sobre o livro da italiana Licia Toisi. O carinho dela pela obra, o cuidado com as belissimas capas e o cenário fantástico-medieval foram mais que suficiente para me fazer identificar com esta bem sucedida escritora. Espero que o texto abaixo lhes seja útil.



            A talentosa Licia começa a história do modo como eu gosto: Desde a infância dos personagens. Utilizando deste método a autora nos cativa desde o início, tornando-nos cúmplices do desenvolvimento de Nihal como mulher e heroína.
            Este livro, primeiro de uma trilogia, trata-se da formação desta garota, que de criança se torna guerreira, perdendo a ingenuidade e certeza de seus ideais na medida em que descobre os horrores de uma guerra que ainda não havia alcançado seu país.
            Acompanhando o destino desta jovem, nos deparamos também com a vida do jovem Senar, um mago que também conheceremos desde criança. De personalidade forte e madura, já formada por uma infância em meio a trincheiras cheias de corpos, este rapaz se prova o oposto da garota da terra do vento e, como opostos, uma forte relação entre os dois surge cheia de conflitos e demonstrações sinceras de amor.
            Vale comentar que este primeiro livro está longe de mostrar batalhas épicas, decepcionando um pouco aqueles que querem ver combates entre cavaleiros em dragões e exércitos se colidindo em paredes de escudos e explosões de magia. Há cenas de combate sim, há aventura empolgante e até uma batalha entre exércitos, mas nada épico.
Nesta obra o leitor deve se concentrar na evolução dos personagens que, na minha opinião, a escritora desenvolve com grande habilidade, deixando-os prontos para, nos livros posteriores, realizarem os feitos magníficos que todos nós almejamos ver nos romances épicos de fantasia medieval.
            Sobre o Mundo Emerso em si, a autora não se aprofunda muito na política do lugar. Existem os reinos dominados por um tirano e os reinos lutando contra o mesmo. Tal cenário, apesar de não ter muito em comum, lembrou-me muito o cenário que encontramos em Star Wars no episódio 4, Uma Nova Esperança: Uma resistência fraca, composta de vários povos está prestes a perder para o poderio militar de um Império.
            Como nem tudo é perfeito, o livro é encerrado com um anti-climax que desaponta. Quando a trama começa a esquentar e temos um vislumbre da heroína que acompanharemos nos próximos livros a autora tira Nihal da guerra e usa as últimas páginas do livro para mostrar à sua personagem como é a vida comum. Não que a cena seja desnecessária, pelo contrário, mas como fim de um livro, decepcionou.
            Agora resta ler os volumes restantes, pois admito que sinto a necessidade de acompanhar a saga da jovem Nihal até o fim.
Para quem gosta de Grinmelken e dos mundos fantásticos que habitam as mentes dos mais variados autores, As Crônicas do Mundo Emerso constituem uma diversão garantida.



Livro: Crônicas do Mundo Emerso: A Garota da Terra do Vento
Autora: Licia Toisi ( http://www.liciatroisi.it/ )
Editora: Rocco
Número de Páginas: 320
Preço Médio: R$ 42,00

(Comente! Você gostou desta resenha?)

Nenhum comentário: