18 de mar. de 2011

Entrevista para Canto e Conto

Saudações Galera!


Semana passada cedi uma entrevista ao Blog Canto e Conto, da mocinha This Gomes.
Junto à entrevista ela trouxe uma pesquisa bem interessante, com uma linha temporal do quanto já percorri nesta estrada literária. A mocinha venceu meus dragões, desarmou minhas armadilhas mágicas e entrou na sala do tesouro, levando todos meus segredos.
Enfim, ficou muito bom. Não é todo dia que se vê alguém se esforçar assim para divulgar uma obra fantástica ou autor nacional.

Para quem me acompanha é leitura obrigatória. eheheh


Vai uma palhinha:

"
Enquanto trabalhava na divulgação no site, Leandro preparou um modelo em formato pronto, com revisão profissional, uma capa atraente e uma carta de apresentação. Enviou-o para algumas editoras, mas, ainda assim, houve algumas recusas. Foram quase dois anos até que ele obtivesse uma resposta, mas finalmente foi procurado pelo editor Rodrigo Courbe, da Editora Idea, que desejava lançá-lo antes mesmo do Natal de 2008.

Leandro tem 3 dicas que sempre repassa a quem quer seguir a carreira literária:

* Escrever muitos contos, de todo tipo e tamanho, porque, segundo o autor, eles são as ferramentas mais adequadas para se eliminar pequenos vícios e implementar a sua escrita. 

Há muitas seleções de editoras ou independentes para antologias, então você sempre poderá participar e trabalhar isto.

** Pedir para uma pessoa desconhecida opinar sobre o seu conto, porque você obterá as opiniões mais sinceras. Basta procurar uma das comunidades onde as pessoas se dispõem a avaliar.

É muito importante captar a visão de um leitor de opinião isenta. Vendo de fora, ele terá mais sensibilidade para checar erros e incoerências que você pode ter deixado passar.

*** Estudar bem o mercado antes de se jogar. Descobrir onde está entrando, o que há de expectativa da editora com relação às obras e o que você mesmo pode esperar delas, porque isto proverá a maturidade da sua visão e lhe dará mais argumentos e experiência.


Além do mais, você precisa procurar editoras alinhadas com seu estilo de escrita e focar o seu público-alvo.
"

legal não? tem muito mais material lá. Muito mesmo.
Leia a matéria e entrevista na integra AQUI!

Grande Abraço!

Leandro Reis

P.S.: E Enelock? Faltam só uns 6 capítulos. Até o fim do mês eu termino. xD

Nenhum comentário: