24 de mar. de 2011

Bienal do Livro 2011 SJC

Saudações Galera!

Precisamos falar da Bienal de São José dos Campos já faz um tempinho, mas eu estava esperando que todas as informações se confirmassem para passar os detalhes de uma só vez para vocês.



Primeiramente sobre a Bienal:
  A última Bienal que São José dos Campos teve foi em 2002. Um evento razoável, movimentado, mas sem grande repercussão. Depois dele o evento, que é regido por uma lei municipal de incentivo à cultura, caiu no esquecimento e deixou de acontecer.
 Recentemente um grupo reativou o evento e o marcou para acontecer entre os dias 08 e 17 de Abril. Mais de uma semana de pura literatura! Desde então a organização e a prefeitura tem feito grandes esforços para que o evento não seja restaurado somente, mas também se torne referência no meio literário.
E parecem estar conseguindo.

- Teremos a participação de nomes de peso, do meio literário e jornalístico, dando palestras durante toda a semana.  (Veja a programação completa aqui!)
- Para as escolas municipais será dado um vale livro para cada aluno, um vale livro plus para cada professor e um mega-vale-livro para cada sala de leitura!
- Haverá transporte para o local a todo momento e a secretaria de turismo terá um stand para levar nossos visitantes aos pontos turísticos de São José.

No mais, o evento ocorre no nosso "mini parque ibirapuera", conhecido aqui como Parque da Cidade. Um local com muita área verde, com palmeiras, lagos e árvores centenárias. Só pelo parque já vale a pena vir a São José dos Campos.

Legal não?
Então falemos de Leandro Reis e o que ele estará fazendo lá.

Felizmente eu tive a honra de estar na cerimônia de lançamento deste projeto e lá conheci o Cláudio Spoladore. Desde então apresentei várias propostas de palestras e bate papo para apresentar a vocês. Delas, as seguintes foram aprovadas e já estão marcadas. Confira minha agenda:

Dia 09/04 às 15horas, Bate Papo sobre A Criação de Grinmelken.
   Aqui falarei a vocês sobre a evolução do cenário que deu origem aos meus livros. Os motivos, os desenhos, os fatos curiosos. Para quem quer conhecer mais deste mundo que está dando o que falar, esta é uma grande oportunidade.

Dia 11/04 às 15 horas, Bate papo sobre Literatura e RPG
   Esta conversa irá tratar das influências que estes hobbies causam um no outro. Falarei de como a literatura inspira e aprimora um jogo de RPG e também como um jogo de RPG pode virar um bom livro. Não é segredo que jogo RPG há mais de 15 anos e que o Legado Goldshine foi inspirado em uma aventura que narrei para o melhor grupo que já tive. Espero conseguir passar esta experiência com vocês. 

Dia 14/04 às 15 horas, Mesa Redonda comigo, Regina Drummond, Georgette Silen e Daniel Pedrosa.
   O assunto será Literatura Fantástica, onde vamos passar nossas experiências com este tipo de literatura aqui no Brasil. A grosso modo Georgette representa os vampiros, eu os dragões, o Pedrosa os conspiradores secretos e a Regina... bem, com toda a experiência que ela tem, acho que ela representará um pouco de tudo e nos ensinará muita coisa.
   Esta mesa redonda é imperdível!

Dia 15/04 às 15 horas, Repeteco do Bate papo sobre a Criação de Grinmelken!
   Para que a galera das escolas também possam vir conversar sobre este mundo.

Dia 17/04 às 13 horas, Mesa Redonda comigo e com a galera da Revista Fantástica.
   Para encerrar, no domingo falaremos sobre Internet e Literatura, focando nas formas de divulgação que a Internet oferece e no contato escritor x leitor que esta tecnologia passou a proporcionar. Como o leitor está influenciando seus escritores? O que mudou no perfil dos escritores com a internet? São algumas das perguntas que queremos responder.


Então, já se convenceu a vir e prestigiar?
Se você é de São José dos Campos ou região e é estudante, fale com seu professor e peça para agendarem a visita ao evento. Valerá a pena!

Para quem não é de São José dos Campos, venha conhecer a cidade e bater um papo. Se quiserem tirar dúvidas, ou precisarem de infos. Podem falar comigo e eu indico o caminho das pedras.

É isso galera! Espero vê-los aqui em Abril. Já está chegando!

Para quem quiser mais detalhes, acesse o site do evento: http://www.bienaldolivrosjc.com.br
E aproveite para segui-los no twitter: @BienalLivroSJC

Abraços!

Leandro Reis

4 comentários:

MILA ARAÚJO disse...

Ola gostaria de receber sua visita e opinião sobre meu blog, meubarquinho.blogspot.com, muito obrigada, sucesso e parabéns por seu trabalho! ja estou te seguindo.

Carol sarges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol sarges disse...

Estive presente em sua palestra, na qual pude sair conhecedora sobre o assunto até então desconhecido RPG, inspirada para buscar mais interesse sobre o assunto, palestra que vai contribuir, para mais uma "Atividade Complementar" na faculdade,mas que laveu como conhecimento pessoal. Desde já agradeço a oportunidade!

MIKE DE PAULA disse...

Eventos literários deveriam ter mais expressão na grande mídia.