10 de jan. de 2010

Balanço Geral 2009




E lá se foi 2009...

     Este foi um ano bem interessante. Primeiro porque foi meu primeiro ano como escritor com livro publicado. Segundo porque foi o ano que mais trabalhei no meu emprego principal. Foi muito difícil conciliar as duas coisas, mas acredito que fiz o melhor que pude e o saldo em ambas as carreiras foi positivo.
     Neste ano Grinmelken cresceu e tornou-se mais conhecida. O site de Grinmelken, que teve 1600 acessos de usuários únicos em 2008 foi presenteado com 5000 visitas neste ano (Viva o Google Analytics). Algo muito modesto em relação à diversos outros sites na web, mas que é valioso, pois supera muito o número de livros que estava no mercado.
     Isto reflete no resultado que tivemos este ano: Filhos de Galagah está praticamente esgotado na editora. Não temam! Como eu já disse, a segunda edição já sairá no começo do ano.
     Este resultado também tornou possível a publicação do meu segundo livro, O Senhor das Sombras. Projeto que revisei este ano, colhendo informações de leitores beta e fazendo sua re-leitura, seis meses após tê-lo escrito. Posso dizer que estou feliz com o resultado e acredito que ele vai entretê-los tanto quanto o FIlhos de Galagah o fez.
     Certo deste projeto, eu e o Licínio disparamos ilustrações e fizemos um novo trailer para Grinmelken. Trailer este que participou da I mostra de booktrailers da Cultura. Infelizmente, a mostra teve pouquíssima participação do público. Por outro lado, o vídeo foi bem visualizado no youtube e me rendeu vários e-mails.
     Este foi o ano em que participei das minhas primeiras mesas redondas. Com um frio na barriga, fiquei lado a lado com Helena Gomes, Marta Argel, JM Trevisan e Rogério Saladino, discutindo literatura e nossos trabalhos.
     Por outro lado, foi um ano em que li e escrevi menos do que deveria. Como eu disse, foi difícil conciliar meu trabalho com a divulgação do Filhos de Galagah e toda a demanda que a vida de escritor nos cobra.
     Infelizmente escrevi menos contos, reflexo direto de ter me afastado das antologias e dedicado o pouco tempo livre aos livros, mas consegui popular o site com mais informações sobre deuses, lugares e artefatos. Além de traçar todo o esqueleto do meu próximo livro: Enelock, que hoje está com 7 capítulos escritos. Minha meta era ter terminado este livro esse ano, para começar o livro “Garras de Grifo” em 2010. Mas, como diz um grande amigo: “Tudo ao seu tempo”.

Bem, como no ano passado, fiz o levantamento de alguns dados para registrar 2009:

Publicações Impressas:
  • Conto Esperança Corrompida, na Antologia Paradigmas, Tarja Editorial.

Contos escritos:
Posts interessantes:
  • A História sem Fim, Michael Ende (Martins Fontes)
  • Crianças da Noite, J. Sasseron (Novo Século)
  • A Torre Negra - Volume 2, Stephen King (Objetiva)
  • Paradigmas 1, 2 e 3, Diversos autores, (Tarja Editorial)
  • Fábulas do Tempo e da Eternidade, Cristina Lasaitis (Tarja Editorial)
  • Lordes de Thargor – O Vale de Eldor, Rober Pinheiro (Editora 24x7)
  • Coraline, Neil Gaiman (Rocco)
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas (Nova Cultural)
E foi isso.
Só tenho a agradecer a todos que estão me apoiando e ajudando a divulgar Grinmelken, seja pelos links em seus sites, seja na indicação do livro para os amigos. Sem isso, O Senhor das Sombras não estaria nas livrarias em 2010.

A vocês, vida longa e prospera!
Grande Abraço!

Leandro Reis


Um comentário:

Unknown disse...

Um ano interessante e bastante movimentado, Leandro.

E, mesmo não conseguindo realizar algumas coisas, creio que o mais importante vc fez, semeou novas oportunidades, vide a publicação d'O Senhor das Sombras.


De resto, te desejo um 201o pleno de realizações literárias (e off litteris tbm) :D.

Sucesso, rapaz.

Abraços